Emissão de certidões forenses no consórcio imobiliário

As certidões forenses são documentos feitos pelos fóruns para utilidade de civis e empresas. São importantes porque comprovam se o vendedor ou o comprador possuem débitos e/ou ações nas mais diversas esferas.

Durante a etapa de liberação de crédito de um consórcio imobiliário, a administradora válida com o cliente possíveis averbações e registros conforme o estado civil. Também emite certidões forenses e de débitos que permitem identificar se o consorciado e/ou o vendedor possuem pendências que inviabilizam a operação.

Outro ponto importante é a emissão da certidão de débitos do imóvel junto à prefeitura e a certidão negativa de débitos junto à ata de assembleia de eleição de síndico do condomínio no qual está localizado o imóvel (se houver).

Quando todos os documentos estiverem atualizados, são direcionados para a administradora do consórcio. Por sua vez, ela fará sua própria análise jurídica — de todas as partes envolvidas na operação e do imóvel. Se não houver pendência, o processo vai para a fase de confecção de minuta, o conhecido contrato.

Mais buscados: