A importância do gerenciamento de obras em processos de construção

1 – Processo de contratação dos projetistas

Nessa fase, é realizada a seleção dos projetistas para elaboração das cartas convites para desenvolvimento das propostas de trabalho, equalização das propostas recebidas, elaboração do mapa de concorrência de todas as disciplinas necessárias para a boa execução da sua obra (Arquitetura, Estrutural, Elétrica, Hidráulica e demais especialidades).

Essa etapa é importante para garantir que todos envolvidos possuem o mesmo escopo de trabalho, tornando a concorrência mais “justa”.

  • Gestão dos projetos: Após a contratação dos projetistas, será realizado a gestão dos vários técnicos envolvidos para garantir o nivelamento das informações e prazos de entrega dos projetos, focados em detalhar todas as informações necessárias para as próximas etapas da obra.

 


 

2 – Orçamentação da obra

Nessa fase, é elaborada a “estimativa orçamentária” da obra com base nos projetos desenvolvidos. De acordo com a necessidade do cliente é feito um orçamento detalhado que servirá de base para o processo de tomada de decisões quanto ao financiamento e contratação da construtora.

É importante que o orçamento seja detalhado, pois, desta forma, é possível evitar transtornos durante a fase de obra que podem ser desde uma diferença no fluxo de caixa do projeto ou até mesmo a falta de recurso por omissão de escopo ou um orçamento subdimensionado.

 


 

3 – Elaboração das peças técnicas

Nessa fase, é necessário o levantamento dos documentos para a administradora de consorcio escolhida realizar a operação. Exemplo: memorial descritivo, cronogramas, orçamentos etc.

 


 

4 – Processo de contratação da construtora

Nessa etapa será realizada a seleção da Empresa responsável pela construção. É de extrema importância avaliar a proposta da construtora para garantir que os prazos e as tratativas serão cumpridos.

 


 

5 – Monitoramento e controle da obra

Durante a fase de obra, serão realizadas visitas em campo para validação de pontos de extrema importância para uma boa condução da obra:

  • Controle de prazos – Através de medições físicas, é possível monitorar o desempenho e avaliar se o cronograma e o prazo final da obra estão “protegidos”.  Caso não esteja, a equipe de gestão atua para que o desempenho do projeto volte ao planejado.
  • Controle de custo – Tão importante quanto realizar as tarefas dentro do prazo, é fundamental que elas estejam alinhadas ao custo previsto. Por isso, é feito o acompanhamento da obra desde o processo de aprovação das ordens de compra até a realização de um controle detalhado entre o previsto x realizado, sinalizando possíveis desvios e cobrando ações caso necessário.

 

Dentre todas as etapas mencionadas acima, nota-se a importância do gerenciamento de obra para garantir que seja entregue dentro do prazo estabelecido, cumprindo o orçamento elaborado e com a qualidade esperada.

Mais buscados: