Apenas parcelas a vencer são reajustadas no consórcio

O valor do crédito no consórcio é corrigido ao longo do prazo do grupo para garantir o poder de compra dos consorciados do início ao fim do grupo. Dessa forma, mesmo que você seja contemplado meses após a abertura do grupo, você receberá um crédito atualizado e no valor adequado para adquirir o bem ou serviço desejado.

Quando o crédito é atualizado, a parcela do consórcio também é, nas mesmas proporções. Ou seja, se o seu crédito teve uma atualização de 10%, suas parcelas também vão aumentar 10%.

Isso acontece porque o consórcio é autofinanciamento: os créditos são formados com as contribuições de todos os consorciados ao fundo comum do grupo. Logo, se o valor do crédito aumenta, essa diferença será paga por todos, contemplados ou não.

O percentual de reajuste depende do critério estabelecido em contrato, que pode ser, por exemplo, um índice de preço ou o valor sugerido pela montadora ou fabricante. No caso do índice, a correção é anual, enquanto que pela montadora ou fabricante, é ele quem determina quando a correção ocorrerá.

Mais buscados: